quarta-feira, 10 de julho de 2013

Metal Cristão

Igreja dos Metaleiros. Pantokrator. 


Um pouco sobre Metal Cristão.


Depois de falarmos sobre o Rock Cristão vamos ver o Metal Cristão, que é muito julgado por alguns "crentes", que falam que esse tipo de musica é do capeta.
Vamos esquecer desse parte é ir direto ao assunto,O metal cristão é um gênero musical que engloba todo estilo de metal que possua letras cristãs. Muitos não o consideram um gênero musical, por ser um termo muito abrangente.


O metal cristão tem sua origem no começo dos anos 1970. Geralmente, Resurrection Band, Messiah Prophet e Jerusalem são citadas como as primeiras bandas de Metal Cristão. Durante os anos 80, a banda Stryper ajudou a popularizar o gênero, já que eles foram a primeira banda de metal cristão a conseguir disco de platina.

Uma vez que o gênero metal é popularmente associado a uma imagem de sexo e satanismo, o metal cristão tem sido criticado com frequência e recebido certa resistência pela igreja tradicional. Apesar disso, as bandas de metal cristão têm persistido e cada vez mais se multiplicam, possuindo estilos que vão desde o evangelismo claro como as primeiras formações do Stryper (conhecidos por atirar Bíblias para o público) a outras bandas como King's X (que tentaram evitar a associação ao metal cristão, embora demonstrassem uma forte influência cristã em muitas das suas letras).

Atualmente, existem bandas de metal cristão para quase todos gêneros de metal.

Muitos fãs de rock e metal foram rejeitados pelas igrejas em 1980. Em 1984, o Pastor Bob Beeman viu esse problema e logo começou o ministério chamado Sanctuary - The Rock and Roll Refuge. Esta bolsa de estudo trouxe muitos músicos, que viriam a formar grupos como Tourniquet, Deliverance, Vengeance e Mortal, que logo se tornariam inovadores na cultura da música cristã.

O Sanctuary patrocinou o primeiro festival de metal cristão, o metal Mardi Gras, realizado em 1987, em Los Angeles. Mais festivais de metal cristão foram organizadas em outros lugares também. O Sanctuary começou a se espalhar e tinha 36 paróquias em todo os Estados Unidos, em 1990. As paróquias do Sanctuary tiveram impacto significativo no movimento de metal cristão: grupos que mais tarde se tornariam conhecidos, tais como P.O.D., realizaram os seus primeiros concertos no Santuário.

No entanto, ao final dos anos 1990, sentiram que as atitudes das igrejas "tradicionais" para metaleiros, roqueiros e punks se tornou mais permissiva e, portanto, não teve a necessidade de continuar e foi fechado. Sanctuary tornou-se Sanctuary International, e atualmente dá aulas de estudos internacionais e sobre o cristianismo. Sanctuary funciona também uma estação de rádio de internet chamado "Radio intenso", que, em 2003, atingiu cerca de 150.000 ouvintes.

O Metal Cristão chegou ao Brasil na década de 70 com a banda Êxodos (criada em 1970 e considerada a primeira de seu estilo surgida no país). Na década de 80 surgiram as bandas Oficina G3, Metal Nobre, Resgate, Catedral, Rebanhão, Katsbarnea e Fruto Sagrado e aos poucos foram surgindo outras bandas como Rosa de Saron, Militantes, Eterna, Khorus, Iahweh, Aeroilis, Rede Ativa, Livre Arbítrio,Palavrantiga, Rodox e a carreira solo do ex-vocalista do Raimundos Rodolfo Abrantes e Ponto Nulo No Céu. No início as bandas do estilo sofriam muito preconceito de outros religiosos que acreditavam que o rock era o "som do capeta" inspirados equivocadamente em uma música de Raul Seixas chamada "O diabo é o pai do rock". Mas ao passar dos anos esse pensamento foi mudando e hoje as bandas deste estilo são as que mais ganham destaque quebrando preconceitos até no meio secular.

Espero que tenham gostado, é um pouco grande mais dá pra entender. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário